Torta de Maçã

| Serve: 12 pessoas

Ingredientes da Massa:
200g de Biscoito Cereais Orquídea Cacau, Mel e Aveia
70g de manteiga sem sal

Modo de Preparo:
Amasse bem os biscoitos até obter uma farinha, junte a manteiga derretida, misture bem e forre o fundo de uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro.
Leve para assar em forno pré-aquecido por 10 min. ou até que a massa fique levemente dourada. Desligue o forno e deixe a massa esfriar na forma.

Ingredientes do Creme:
500ml de leite
100g de nata
05 colheres (sopa) de açúcar
02 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
02 ovos inteiros
½ caixa de leite condensado
Canela em casca a gosto

Modo de Preparo:
Na batedeira, junte os ovos e 03 colheres do açúcar e bata até ficar uma mistura bem fofa. Acrescente o amido de milho e bata novamente até misturar bem. Reserve.
Numa panela média leve o leite para ferver juntamente com a canela. Quando ferver, desligue e, aos poucos, junte metade deste leite na batedeira, sempre batendo em velocidade baixa, até que fique bem homogêneo.
Junte tudo na panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Bata a nata e o açúcar restante  até o ponto de chantilly e misture ao creme. Junte também o leite condensado e misture muito bem.
Experimente e, caso prefira um creme mais doce, acrescente o restante do leite condensado.
Leve o creme para gelar.

Ingredientes da Cobertura:
03 maçãs ácidas (de preferência Fuji)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
Canela em casca, cravo da índia, anis estrelado

Modo de Preparo:
Descasque e tire o miolo das maçãs, corte em gomos de 0,5 cm de espessura. Faça uma calda com a água, o açúcar e as especiarias de sua preferência e ferva até ficar uma calda consistente. Junte as maçãs e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciarem. Mexa eventualmente e com cuidado para que os gomos não se quebrem. Deixe esfriar completamente.

Montagem:
Espalhe o creme sobre a massa assada e ainda na forma. Sobre ele disponha as maçãs em forma circular, até cobrir todo o creme. Leve para gelar.
Pode ser usada geleia de brilho ou uma geleia clara de sua preferência para a finalização. Polvilhar canela em pó com açúcar de confeiteiro também vai combinar muito bem!

Receita por Chef Tere Colombo.

Comentários

comentários